terça-feira, 19 de junho de 2018

A minha opinião sobre os últimos 4 volumes

Confesso que só há poucos meses é que li os volumes 13, 14, 15 e 16. Eu pensava seriamente que o 16 era o último livro da saga, mas afinal estava enganada...

Este post contém spoilers! Se ainda não leste os livros todos até ao fim, então não leias este post.

Bom, quem já leu tudo, sentiu certamente o mesmo que eu quando começou a ler o livro 13: mas o que é que está a acontecer?
Antes de mais nada, deixo já a minha opinião de que podemos considerar que a saga tem uma espécie de 3 temporadas, não? Ou seja, a primeira temporada seriam os volumes 1, 2, 3, 4, 5 e 6; a segunda temporada seriam os livros do 6 ao 12 e a terceira temporada seriam os últimos 4 livros (os volumes 13, 14, 15, e 16). Eu digo isto porque a história parece estar dividida nestas três etapas. O que acham?
Mas continuando...
Eu passei praticamente estes 4 livros todos a perguntar-me isso. Já para não falar de que na minha cabeça a história não estava a fazer sentido, havia muitas coisas que não batiam certo com o que tinha sido escrito até ao livro 12.
Onde estão o Jason e a Julia? Onde estão o Peter Dedalus, o Leonard Minaxo, o Black Vulcano e a Calypso? E o padre Phoenix? E a Anita e o Tommaso? E todas as outras personagens? Porque é que só o Ulysses, a Penélope e o Rick Banner é que apareciam na história?
E porque é que o Metis já não estava na gruta, porque é que as coisas agora funcionavam de maneira diferente e existia agora o Azul?
Digamos que me sentia revoltada enquanto lia esses livros e quando acabei o volume 16 ainda mais revoltada me senti.
Afinal, o volume 16 não é o último livro da saga, ainda há mais história! Pelo menos, é o que dá a entender... não faz sentido a história acabar assim! Mas o volume 16 foi publicado em 2015 e desde aí que o autor não lançou mais nenhum livro da saga.
A verdade é que o autor tinha dito numa entrevista que, quando acabou o volume 12, se cansou de escrever a história porque se tinha tornado aborrecido (vejam num dos meus últimos posts!). A verdade é que acabou por publicar mais 4 volumes onde alterou completamente a história.
Ao longo desses 4 volumes e, principalmente, no fim do volume 15 e no volume 16 percebemos o que aconteceu a certas personagens... Peter Dedalus, Leonard Minaxo e Calyso foram presos. Quanto aos gémeos Covenant, só sabemos que ambos continuam no Clube dos Viajantes Imaginários e que Julia trabalha num aeroporto. Mas não sabemos nada do resto das personagens. Em contrapartida, surgem imensas personagens novas... E, no volume 16, damos de caras com as mortes mais inesperadas e mais sofridas e mais desnecessárias e apressadas: Peter, Leonard e Calyso morrem no mesmo sítio, em momentos próximos, que, na minha opinião, foram acontecimentos muito forçados. Notou-se que o autor queria pura e simplesmente livrar-se de personagens.
Na minha opinião, estes 4 volumes foram uma desilusão. Gostei da história, não me interpretem mal, mas acho que não se integra no resto da saga.
Gostei de algumas das novas personagens, criei um carinho muito especial por Murray e por Shane, e gostei imenso do professor Galippi, de Connor e de Mina, mas não gostei da história. Acho que, ao longo destes 4 livros, se notou perfeitamente que o autor estava farto da história de Ulysses Moore e quis alterar quase tudo. E isso não me agradou. Não gostei do facto de o autor ter querido ver-se livre das personagens que tinha criado anteriormente. Acho que não havia necessidade nenhuma de matar e afastar as personagens que nos eram tão queridas para integrar outras novas. Fiquei desiludida com as mortes dos Amigos do Grande Verão, fiquei desiludida com o afastamento dos gémeos Covenant da história, e fiquei desiludida com o rumo que a história em geral tomou.
Mas, à parte disso, resta uma pergunta: devemos esperar uma continuação da história? Os livros da saga costumavam ser publicados um por ano, e houve vezes em que chegaram a sair dois no mesmo ano, mas há já 3 anos que o autor não lança um novo volume da saga. Será que vai haver continuação?

E vocês? O que acharam desta "terceira temporada"? Gostaram? Não gostaram? Estavam à espera de melhor, ficaram desiludidos, ou estes 4 livros superaram as vossas expectativas? Acham que o autor vai continuar a saga?

1 comentário:

  1. esta terceira temporada sugou do 13º ao 18º livro. Tudo o que foi criado nas temporadas anteriores foi esmagado e sinceramente não entendi o sentido de escrever uma terceira temporada, já que o décimo segundo livro foi uma conclusão perfeita.

    ResponderEliminar